O Projeto

As imagens provêm de câmaras de infravermelhos que constituem o Observatório de Morcegos Cavernícolas do Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio. As quatro câmaras encontram-se instaladas na Lapa da Canada, um sistema de grutas com várias centenas de metros de galerias, localizada junto à nascente do rio Alviela. Este complexo de cavidades alberga cerca de 5000 morcegos, de 12 espécies diferentes e é um dos mais importantes abrigos de maternidade de Portugal, estando integrado no Plano Nacional de Conservação dos Morcegos Cavernícolas.

 
Este projeto resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Alcanena e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), sendo a conceção técnica da responsabilidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG-IPL).

 
Em 2008 a Fundação para a Computação Científica Nacional instalou no local a tecnologia necessária para que as imagens do interior da gruta pudessem ser transmitidas através de Internet. São essas imagens que agora podemos ver em “Morcegos na Web”.