O Observatório

 O Observatório dos Morcegos Cavernícolas, é um projeto pioneiro em Portugal e único na Europa até meados de 2006, foi inaugurado em 2003 devido à existência nas grutas do Alviela de um dos mais importantes abrigos de maternidade de morcegos cavernícolas do país. Estas galerias albergam 12 espécies de morcegos, 9 delas classificadas como “ameaçadas” no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005). 


Esta estrutura singular em Portugal e no Mundo, tem como objetivo o apoio à investigação científica e está vocacionado para a valorização e sensibilização para a conservação dos Quirópteros.

 
A galeria onde os postos de observação estão colocados é habitualmente utilizada por milhares de indivíduos de diferentes espécies que aí se deslocam durante o período de maternidade, estimando-se que, no total, a gruta albergue mais de 5000 morcegos, nesta época do ano.

 
O Observatório de Morcegos Cavernícolas, está equipado com um sistema de videovigilância de visão noturna de alta resolução, contando com quatro postos de observação permanente instalados numa das galerias, do conjunto de grutas existentes no local.

 
Desde 30 de Agosto de 2008, as funcionalidades do Observatório de Morcegos Cavernícolas estão disponíveis na Web numa iniciativa que envolve entidades públicas e privadas.