Morcego-de-ferradura-mediterrânico

Nome comum: Morcego-de-ferradura-mediterrânico
Nome científico: Rhinolophus euryale (Blasius, 1853)



O morcego-de-ferradura-mediterrânico é uma espécie de tamanho intermédio entre o morcego-de-ferradura-grande e o morcego-de-ferradura-pequeno. O corpo mede cerca de 50 mm de comprimento, a cauda tem cerca de 26 mm e pesa de 9 a 14g. O pelo apresenta uma coloração castanha muito clara, com as extremidades mais escuras no dorso. A membrana alar é castanha e as orelhas castanho-amarelado. Ao contrário do morcego-de-ferradura-grande e do morcego-de-ferradura-pequeno, quando hiberna não se envolve completamente nas asas.

Tem um voo lento e muito manobrável. Caça preferencialmente junto ao solo em zonas com coberto arbóreo e arbustivo relativamente bem desenvolvido. Alimenta-se de borboletas noturnas e outros insetos.

Em Portugal pode ser encontrado em grutas e minas. Tanto na época de maternidade como na época de hibernação forma, em geral, colónias com algumas dezenas ou centenas de indivíduos, onde se mistura com o morcego-lanudo e com outras espécies do seu género.

 


A longevidade máxima registada para esta espécie é de 13 anos.

O Morcego-de-ferradura-mediterrânico, em Portugal, possui um estatuto de ameaça: Criticamente em Perigo.


Referências Bibliográficas
CABRAL M.J. (Coord.), ALMEIDA J., ALMEIDA P.R., DELLINGER T., FERRAND DE ALMEIDA N., OLIVEIRA M.E., PALMEIRIM J.M., QUEIROZ A.I., ROGADO L. & SANTOS-REIS M. (eds.) (2006): Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 2ª ed. Instituto da Conservação da Natureza, Assírio & Alvim, Lisboa.
DIETZ C., von HELVERSEN O. & NILL D. (2009): Bats of Britain, Europe & Northwest Africa. A & C Black Publishers, London.
Palmeirim J.M., Rodrigues L., Rainho A. & Ramos M.J. (1999) Chiroptera. Pp 41-95. In: Mamíferos terrestres de Portugal Continental, Açores e Madeira. Instituto da Conservação da Natureza & Centro de Biologia Ambiental (Eds.). Lisboa.